Logotipo do Museu Nacional de Arqueologia
sobre o MNA agenda faq's   informações
  english | français
sobre o MNA
sobre o MNA
   home  
   o museu
 história
 exposições
 colecções
 visita virtual
   serviços/actividades
 biblioteca
 amigos do MNA
 serviço educativo
 investigadores
 laboratório
 destaques       
 notícias     
 imprensa     
 peça do mês     
 sítio do mês     
 outros sítios     
subscrever mailing list do MNApesquisa geral: mapa do sítio       
  Sobre o Museu Nacional de Arqueologia      
     
 
mosteiro dos jerónimos
mosteiro dos jerónimos


Fundado em 1893 por José Leite de Vasconcelos, com a designação de “Museu Etnográfico Português” e dotado de um programa em que passado e presente, arqueologia e etnologia, se procuravam reunir num só conceito comunicacional, o actual Museu Nacional de Arqueologia (MNA) mantém no essencial o propósito programático que esteve na sua origem, reduzindo-o, porém, em termos cronológicos. A especialização disciplinar e o desenvolvimento social a que se assistiu em mais de um século de existência, levaram o MNA a concentrar-se na sua vertente arqueológica, tendo como terreno específico a apresentação aos públicos nacionais e estrangeiros de repositórios actualizados da ocupação humana no território português, desde as origens do povoamento, até à fundação da nacionalidade.
Para o efeito, o MNA detém a mais importante colecção arqueológica portuguesa, cobrindo todos os períodos históricos indicados, em praticamente todas as regiões do País. E possui também poderosos instrumentos para o seu estudo e valorização: serviços de inventário, biblioteca e edições próprias, laboratórios, espaços de investigação, serviços educativos e de extensão cultural...
Para o MNA não existe um público, mas públicos diversificados. Tão importantes como o visitante ocasional, sempre bem-vindo e certamente o mais numeroso frequentador do Museu, são numerosos outros utilizadores, com níveis de exigência que o Museu procura satisfazer: crianças ou jovens para quem se organizam fichas, ateliers educativos, leitores para quem se dispõe de uma das mais completas bibliotecas de arqueologia portuguesas, investigadores nacionais e estrangeiros, que recebem autorização e facilidades para o estudo de colecções.
Especial atenção é dada aos membros do Grupo de Amigos do MNA, que muito contribuem igualmente, com as suas múltiplas actividades (cursos e conferencias, edições didácticas, visitas de estudo, etc.), para o enriquecimento da nossa secular instituição.

Regulamento; Relatórios de actividade e informação complementar sobre o MNA





 

exposição permanente: Tesouros da Arqueologia Portuguesa
  exposição permanente:
Tesouros da Arqueologia Portuguesa




 
vitrina das reservas do mna nos anos 40
  vitrina das reservas do mna nos anos 40

 
 
este sítio foi preparado para ser acessível aos utilizadores com necessidades especiais
DSímbolo de Acessibilidade na Web      
pesquisa geral: mapa do sítio       
Logotipo da direção Geral do Património Cultural
  última actualização: 11/04/2017
próxima actualização: 28/04/2017
 


geral@mnarqueologia.dgpc.pt |